Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
 Cabanis, 1847
Subfamília: Sporophilinae
 Ridgway, 1901
Espécie: S. minuta

Nome Científico

Sporophila minuta
(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês

Ruddy-breasted Seedeater


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Caboclinho-lindo

O caboclinho-lindo é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como cabolinho-paraense, caboclinho-de-barriga-vermelha e caboclinho-do-norte.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) sporos = semente, sementes; e phila, philos = amigo, aquele que gosta de; e do (latim) minuta, minutus = pouco, menor. ⇒ Menor (ave) que gosta de sementes. “Pico grueso pardo y canela” de Azara (1802–1805).

Características

Mede cerca de 10 centímetros de comprimento. Os caboclinhos, em geral, são nacionalmente reconhecidos como delicados gorjeadores, sabendo entoar melodias suaves, agradáveis, e com várias notas.

As fêmeas dos caboclinhos em geral são pardas e muito semelhantes entre si, dificultando a identificação de cada espécie e possibilitando a mestiçagem. Os jovens apresentam a mesma coloração das fêmeas.

Subespécies

S. m. minuta - Norte do Brasil (Noroeste do Amazonas, Roraima e Amapá), Colômbia, Equador, Venezuela, Trinidad Tobago e Guianas. Forma descrita acima.

S. m. parva (Lawrence, 1883) - Costa do Pacífico do México (Nayarit) à Nicarágua. Parecida com a forma nominal, mas com uma cor cinza-azulada nas costas e a fêmea com uma cor marrom mais forte que a nominal.

S. m. centralis Bangs & T. E. Penard, 1918 - Sudoeste da Costa Rica e costa do Pacífico no Panamá. Ainda menor que a forma nominal. Macho possui tons amarronzados nas partes superiores e é mais pálido nas inferiores que a forma nominal. Fêmea indistinguível da forma nominal.

Alimentação

Basicamente granívoro.

Reprodução

Faz o ninho em forma de taça. Aceitam perfeitamente ninhos de corda de 8,5 cm de diâmetro. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.

Hábitos

Vive em paisagens abertas, campos de cultura, margens de estradas.

Distribuição Geográfica

No Brasil, restrito ao nordeste da região Amazônica (RR, AP, PA e MA). Também nas Guianas, Venezuela, Colômbia e pela América Central até o México.

Referências

Galeria de Fotos